Webmail   |   Add favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
sexta.feira - 24 de outubro de 2014 - 14h51
 
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
Agenda 2014 

 
Eventos e Festas

Festas Municipais

O legado dos imigrantes alemães é celebrado em Pomerode em um amplo calendário de comemorações. O charme e genuinidade das festividades típicas encantam moradores e visitantes durante o ano todo. Programe-se para conhecer de perto a Festa Pomerana, os ritos tradicionais de Páscoa, o aconchegante festival de inverno e outros eventos exclusivos desta inigualável comunidade.

Festa Pomerana

Quando chega o verão, as delícias de origem alemã são postas à mesa. Desde 1984, o mês de janeiro se enche de alegria com a Festa Pomerana - A Festa Mais Alemã do Brasil. São 11 dias de muito chope, música, dança e comida típica, que transmitem ao visitante toda a riqueza do legado dos imigrantes germânicos. Para dar início aos festejos, diariamente ocorre desfile pelas principais ruas da cidade, levando a alegria e beleza das majestades da festa, a tradição dos Clubes de Caça e Tiro, dos grupos folclóricos e das bandinhas.

Além da música contagiante e da deliciosa gastronomia, a programação traz atrações para todos os gostos. Há apresentação de danças folclóricas, corais, teatro, concursos de delícias caseiras, competições típicas e também a Feira Artesanal, Industrial e Comercial, onde é possível conhecer a produção local e adquirir malhas, móveis, objetos de decoração, artesanato típico e produtos alimentícios, entre outros.


Criada para comemorar o aniversário de emancipação do município, a Festa Pomerana é, antes de tudo, uma festa do povo de Pomerode, com sua cultura, seu aspecto familiar, sempre aconchegante e amigável. É uma celebração que busca conservar a cultura brasileira de origem alemã, respeitando suas raízes e mantendo-se sempre autêntica.

Site oficial: www.festapomerana.com.br

 

 

 

Encontro de Stammtisch

O Encontro de Stammtisch de Pomerode acontece todos os anos em fevereiro na Praça Jorge Lacerda, próxima a Prefeitura Municipal e anexa ao Portal Turístico Sul. Confrarias de todo o Estado promovem um dia inteiro de muito chope, comida e diversão no melhor estilo germânico. Os participantes seguem algumas regras básicas, como a suspensão da venda de bebidas a partir das 16h, a proibição de uso de som mecânico e a participação exclusiva de grupos musicais com repertório típico alemão.

 

 

 

Osterfest – Festival da Páscoa

A Páscoa em Pomerode é um capítulo à parte.  Conhecida por sua forte religiosidade, a cidade mais alemã do Brasil mantém a celebração ao modo dos costumes germânicos, com ampla programação nas Igrejas.

Por toda a cidade, também a decoração é incrementada com uso de símbolos tradicionais, como a Osterbaum - Árvore da Páscoa. Cada peça é montada com galhos secos, que lembram a frieza e morte do sepulcro de Jesus, junto a cascas de ovos coloridas, representando a alegria da vida na ressurreição de Cristo.

Nos finais de semana que antecedem a comemoração cristã, moradores e visitantes desfrutam ainda da Osterfest - Festival de Páscoa.  As famílias conferem inúmeras atrações, como a aconchegante Casa do Coelho, exposição de ovos, oficinas artísticas, brincadeiras para as crianças e a tradicional Ostermarkt - Feira de Páscoa, além de apresentações folclóricas, gastronomia característica de Páscoa e o Concurso Escolar de Pintura em Cascas de Ovos.

Festa do Rei do Tiro do Município


No mês de julho, os festejos giram em torno da nomeação do rei dos atiradores, escolhido entre os representantes dos 16 clubes de Caça e Tiro de Pomerode, ainda conforme as normas trazidas pelos imigrantes alemães. Na disputa, cada atirador tem o direito a três disparos, sendo que o melhor tiro condecora o rei e a maior somatória de pontos titula os 1º e 2º Cavalheiros.
 
Após as competições, acontece o curioso desfile em busca do Rei do Tiro, cujo cortejo segue até a casa do melhor atirador do ano anterior. O novo Rei do Tiro do Município só é condecorado durante o jantar festivo. Em sua homenagem, realiza-se ainda um baile público.

 

 

Festival Gastronômico

Em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica, Pomerode se destaca como o pólo gastronômico da região do Vale Europeu. Durante o ano todo, a cidade é destino certo para se desfrutar dos prazeres da boa mesa.

Mas é no inverno que os sabores recebem um tempero a mais.

Durante o mês de julho, o Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o aconchegante Festival Gastronômico. No local, se estabelece a chamada “Vila Gastronômica”, para onde os restaurantes da cidade transferem suas estruturas e se unem num só ambiente, ricamente decorado.

Em meio a espaços repletos de muito charme e requinte, são oferecidos cardápios diferenciados, ampla carta de vinhos e cervejas regionais para harmonização. Junto à deliciosa gastronomia, o Festival traz ainda apresentações de chefs convidados, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno a lenha, chocolates finos e biscoitos.  


O Natal Mais Alemão do Brasil

Em Pomerode, o Natal é um pouco diferente. Além do Papai Noel, das árvores decoradas e da iluminação especial, vários elementos da cultura germânica são incorporados à celebração da mais importante data do calendário cristão.

A exclusiva decoração da cidade traz bonecos de madeira "Quebra-Nozes", um dos mais famosos enfeites de Natal na Alemanha, e a Weihnachtspyramide, a pirâmide alemã de Natal. 

A emocionante programação inicia já no período do Advento, com espetáculos musicais e teatrais no Teatro Municipal, a tradicional Adventsmarkt - Feira de Produtos Natalinos, a delicada Casa do Papai Noel e o Stollenfestival, festival de delícias que celebra a tradição do pão de Natal dos antepassados alemães.

 

 

  
 
 

Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Contato




Prefeitura Municipal de Pomerode
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Fone. 47 - 3387.7200