domingo - 20 de maio de 2018 - 6h34

Inicia a Semana do MEI: confira a programação

Entre os dias 14 e 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, realiza a Semana do Microempreendedor Individual.

A programação da Semana do MEI é voltada aos microempreendedores individuais e àqueles trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios. Em 2018, um dos focos é alertar o empresário sobre as vantagens e responsabilidades de Ser MEI.

Estão previstas entrevista na Rádio Pomerode no dia 14/05, às 8h15, informações nas redes sociais e oficinas MEI na Prática no dia 17/05, às 10h30min e dia 18/05, às 13h, ambas no Auditório da Prefeitura Municipal, além dos demais serviços já ofertados na Sala do Empreendedor:

a)            Orientação de quem pode ser, como se registrar e se legalizar, as obrigações, custos e periodicidade, qual a documentação exigida, e quais os requisitos que devem atender perante cada órgão e entidade para seu funcionamento;

b)           Orientação, e se for o caso encaminhamento, da necessidade de pesquisa prévia via Regin ao ato de formalização, para fins de verificar sua condição perante a legislação municipal no que se refere à descrição oficial do endereço de sua atividade e da possibilidade do exercício dessa atividade no local desejado;

c)            Abertura, alteração e baixa do MEI;

d)           Emissão das guias de pagamento DAS;

e)           Emissão de guias de parcelamento;

f)            Emissão de certidões;

g)            Solicitação de inscrição econômica municipal e de alvará de licença e funcionamento a tributação;

h)           Solicitação de alteração de alvará de licença;

i)             Solicitação de baixa de cadastro econômico e alvará de licença;

j)             Solicitação de atestado de bombeiros militares em caso de abertura;

k)            Orientação para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica;

l)             Distribuição de convites para participação de oficinas e palestras;

m)          Realização de parcelamento das guias DAS do MEI;

n)           Divulgação e incentivo para a participação nas compras governamentais.

o)           Orientação e encaminhamento aos parceiros da Sala do Empreendedor.

Também estão previstas a realização de oficinas para os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. As oficinas são mensais e gratuitas. Para participar é necessário realizar a inscrição através do e-mail: saladoempreendeor@pomerode.sc.gov.br ou através do telefone 3387-7215.

21/jun  18h30 as 22h30 Oficina Sei Planejar

26/jul    18h30 as 22h30 Oficina Sei Empreender

23/ago  18h30 as 22h30 Oficina Sei Comprar

20/set   18h30 as 22h30 Oficina Pratique Design

25/out  18h30 as 22h30 Oficina Pratique Abordagem de Vendas

22/nov 18h30 as 22h30 Oficina Pratique Atendimento

PARA SER UM MEI

Em Pomerode, três passos são necessários para formalização do Microempreendedor Individual:

Planeje seu negócio: Defina a atividade (comércio, serviço ou indústria) e o local da sua empresa. Verifique junto a Sala do Empreendedor se sua atividade se enquadra no MEI.

Analise a viabilidade: Havendo enquadramento, compareça a Sala do Empreendedor apresentando os documentos abaixo para efetuar o pedido de viabilidade.

Documentos necessários: cópia de RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência (em caso de prestação de serviço, venda ambulante ou online) ou comprovante do local em que será instalado o MEI, Espelho do IPTU, Número do Recibo da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física realizada no último exercício.

Obtenha os registros: Após a aprovação do pedido de viabilidade, o empreendedor deverá retornar à Sala do Empreendedor na Prefeitura Municipal de Pomerode para realizar a formalização do MEI, obter o CNPJ, solicitar o alvará de licença e funcionamento. Além disso, será solicitado também o atestado de bombeiros e alvará sanitário, caso necessário.

Vantagens de SER MEI

Abertura rápida e gratuita

Sair da informalidade

Posse de CNPJ

Emissão de nota fiscal

Possibilidade de vender para órgãos públicos

Vendas utilizando cartões e emissão de boletos

Acesso a linhas de crédito

Dispensa de escrituração contábil

Pagamento unificado e simplificado de impostos

Isenção de impostos federais e pagamento simbólico de ICMS e ISS

Cobertura previdenciária

Faturamento bruto anual de R$ 81.000,00

Não ser sócio ou titular de outra empresa

Não possui filial

Máximo de 1 empregado

Estar enquadrado em uma das atividades permitidas pela LEI

Além disso, a Sala do Empreendedor passou a atender também as micro e pequenas empresas, com os seguintes serviços:

I - Emissão de certidões;

II - Orientação sobre procedimentos necessários para a regularização de registro e funcionamento;

III - Lista de contadores parceiros da Sala do Empreendedor a realizar o registro e regularização da empresa.

Mais informações: 3387-7215

Data: 14 de maio de 2018