quarta.feira - 19 de setembro de 2018 - 2h38

Pomerode conclui diagnóstico de sistemas locais de tratamento de esgoto

A Prefeitura de Pomerode concluiu o diagnóstico do número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da implantação do sistema de fossa e filtro anaeróbio. A pesquisa, desenvolvida em conjunto com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi feita em alguns domicílios do município, em que os cidadãos também foram orientados sobre a necessidade de manutenção da limpeza periódica do sistema.

O resultado da pesquisa foi apresentado aos prefeitos e técnicos municipais na sede da AMMVI, em Blumenau. Conforme a assessora de Saneamento e Meio Ambiente da entidade, este é "um trabalho inédito no Brasil e que traz um diagnóstico a partir de informações primárias para que a gestão municipal possa propor políticas públicas adequadas", salientou.

De acordo com o diagnóstico, em Pomerode, 91,70 % de residências possuem fossa, 82,54 % possuem filtro anaeróbio, porém, 48,07 % realizam a manutenção do sistema, a qual deveria ser feita em geral, pelo menos, a cada 18 meses.

Outra questão de grande impacto foi a importância que o cidadão atribui ao tratamento do esgoto. Neste tópico, 91,77 % responderam de forma positiva, por outro lado, apenas 26,96 % estariam dispostos a pagar pelo tratamento de esgoto.

O diagnóstico levantou ainda diversas outras informações importantes para a proposição de ações na área de esgotamento sanitário do município. Agora, dentre os próximos passos, está a prestação de serviço de manutenção do sistema ou mutirões de limpeza, campanhas educativas e adequação de residências sem o sistema.

Água limpa só com esgoto tratado

Desde 2015, o município de Pomerode vem realizando, com o apoio da AMMVI e do Ministério Público de Santa Catarina, a campanha "Água limpa só com esgoto tratado. Quem previne, preserva". Esta campanha foi promovida durante o levantamento das informações para o diagnóstico e prosseguirá junto às ações que virão a partir deste estudo. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Pomerode e do trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido pela AMMVI.

Data: 9 de julho de 2018