quarta.feira - 14 de novembro de 2018 - 13h56

Secretaria de Educação oferece curso gratuito de libras a professores

A legislação brasileira (LDBEN 9394/96) busca garantir que a inclusão escolar permita que as crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial, possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional.

O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais, e a cada dia que passa a palavra inclusão ganha mais espaço na sociedade, e é um assunto que precisa ser discutido e aprimorado.

Na família, no círculo de amigos e no trabalho é comum convivermos com pessoas com alguma deficiência. Entre as mais comuns está a surdez. Pensando nesse público, a Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora ofereceu aos professores da Rede Municipal de Ensino um curso básico de Libras. "Concluímos na última segunda-feira (09/07), o nível básico, que teve a participação de 18 profissionais da educação pomerodense. No segundo semestre deste ano essa mesma turma seguirá para o nível intermediário", explica a Secretária de Educação Neuzi Schotten.

Neuzi ressalta que o curso foi oferecido devido a carência de intérpretes da língua brasileira de sinais para contratação, por isso a capacitação foi oferecida gratuitamente a professores da rede, já contratados, além de disponibilizar vagas remanescentes a outros interessados da comunidade. "O curso vai além de promover o aprendizado da Libras, mas também leva os participantes a ter uma visão mais ampla da realidade enfrentada pela pessoa com surdez na sociedade, e principalmente na educação", enfatiza a secretária.

"Aprender Libras é como aprender qualquer outro idioma. A gente nunca sabe quando vai precisar e também demanda um tempo para dominar, por isso é necessário empenho, os professores que se dispuseram a participar deste curso merecem todo o reconhecimento por abraçarem essa causa que é a inclusão social", finaliza Neuzi.

As aulas ficarão a cargo da professora Adriana Prado Santana Santos do Atendimento Educacional Especializado da Escola Hermann Guenther. Adriana também leciona a disciplina de Libras na UNIASSELVI.

Data: 11 de julho de 2018