quinta.feira - 17 de janeiro de 2019 - 7h25

Secretaria de Saúde implanta atendimento próprio de fisioterapia na Rede

O serviço de fisioterapia clínica que atualmente é terceirizado pela Secretaria de Saúde passará, a partir de 14/01, a ter incremento de profissional na própria Rede.

Atendendo a uma demanda da comunidade, a Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria de Saúde, reestruturou o atendimento fisioterápico ofertado gratuitamente aos munícipes, atendidos pelo SUS.

A partir de 14/01 haverá um incremento de profissional fisioterapeuta na própria Rede. Até então esse profissional não fazia parte do quadro de profissionais da SESA. O Fisioterapeuta estará ligado à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e terá sua atuação na Atenção Básica (comunidade e Equipes de Saúde da Família) do município.

Conforme a Enfermeira Maira Beatriz Kamke Herzog, por tratar-se de um serviço novo na SESA, nas próximas semanas, com a chegada do profissional, ocorrerá uma estruturação interna e, em breve, a comunidade saberá como se dará o acesso a ele. "Com a atuação desse profissional junto à equipe NASF incrementa-se a oferta de ações e atividades de reabilitação para os munícipes, com um foco de atuação e modelo diferenciado do atual, com atividades coletivas, de educação em saúde e orientação ao paciente e seus familiares de como eles poderão também executar exercícios de reabilitação em domicílio", explica.

O Secretário de Saúde, Dr. Marcos Bonmann, enfatiza que esse serviço público municipal é inédito, pois até então era prestado somente por meio de clínicas terceirizadas e profissionais particulares. “Estamos acrescentando esta opção para que os pacientes tenham um atendimento dentro da própria Rede e para que este profissional venha a somar, contribuindo com sua experiência em nossa estrutura”.

Para o prefeito Ércio Kriek essa prestação de serviço é mais uma conquista da comunidade. “A saúde sempre teve uma atenção por parte da nossa gestão. Sabemos que ainda existem situações que precisam ser revistas, mas temos a consciência que estamos investindo, dentro do possível, em estrutura física, equipamentos, qualificação dos profissionais, remédios, exames, cirurgias e outros setores, pois a nossa população merece ter acesso ao melhor atendimento”, destaca o prefeito.

Data: 11 de janeiro de 2019

Prefeito e Secretário de Saúde em conversa sobre o novo atendimento