Webmail   |   Add favoritos   |   Definir como página inicial   |   Indicar um amigo
quinta.feira - 17 de agosto de 2017 - 23h46
 
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    
    




 
Pomerode ganha nova marca

Parceria entre ACIP, AVIP e Prefeitura de Pomerode irá resgatar e fortalecer a tradição e cultura e impulsionar o desenvolvimento da cidade

Com características marcantes dos traços culturais herdados e preservados dos seus antigos colonizadores vindos na maioria da Pomerânia, região norte da Alemanha, Pomerode se destaca no cenário nacional como a Cidade Mais Alemã do Brasil.

Situada no Vale Europeu, a cidade possui um grande potencial turístico atraindo milhares de visitantes todos os anos. As festas tradicionais, os Clubes de Caça e Tiro, a comida e a arquitetura típica são atrativos a parte que encantam quem visita a cidade. Além disso, os cidadãos de Pomerode apresentam uma relação positiva com a cidade. Viver em Pomerode é motivo de orgulho para seus moradores. Aspectos como tradição e cuidado, segurança, tranquilidade e qualidade de vida motivam os moradores a admirar a cidade.

Buscando preservar e resgatar alguns traços culturais, a Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), a Associação Visite Pomerode (AVIP) e a Prefeitura iniciaram um novo projeto com o objetivo construir uma marca visando valorizar a identidade do município, das suas pessoas, da sua história e cultura e do seu futuro. O objetivo foi estreitar laços com a população, resgatando seu orgulho da cidade, além de incentivar o turismo e a economia sustentável.

População foi ouvida

De acordo com a estrategista de marcas Viviane Camargo, que coordenou todo projeto, o título de Cidade Mais Alemã do Brasil, beneficia o turismo e a economia de Pomerode, considerando que a maior parte de seu importante parque industrial é formada por empresas de cultura germânica. Partindo disso, o grupo realizou uma imersão na cidade e no cotidiano de suas pessoas para verificar se existia alguma outra característica a ser explorada, além da forte presença da cultura alemã. “Mas a pesquisa reafirmou que o desafio era trazer essa identidade já fortalecida para uma proposta mais alinhada aos objetivos atuais: resgatar e fortalecer sua tradição e cultura e impulsionar o desenvolvimento da cidade”, conta.

O processo envolveu três etapas: pesquisas, definição da estratégia e criação do conceito e da marca. “Iniciamos com uma pesquisa de tendências, para levantar casos de Place Branding (marcas de lugares) ao redor do mundo. Buscamos principalmente locais que construíramos suas marcas unindo a força da tradição com o potencial de desenvolvimento futuro”, ressalta Viviane.

Na fase seguinte, mais de 100 pomerodenses, representando vários segmentos, foram entrevistados para entender a relação com a cidade e traduzir quais sentimentos Pomerode desperta em seus moradores. “Com as informações das pesquisas, traçamos um ‘mapa de sentimentos’ da cidade, onde traduzimos o que é ser a Cidade Mais Alemã do Brasil e elencamos os quatro atributos que validam esse título. São eles: cultura, trabalho, ordem e união”, comenta. 

Nossa Pequena Alemanha

A pesquisa teve sequência e na última etapa definiu-se o conceito. “Nossa Pequena Alemanha” que traduz os valores de uma cidade de 30 mil habitantes que se orgulha de suas raízes, valoriza o passado, mas também se conecta com a cultura germânica olhando o futuro. O conceito será trabalhado em português e em alemão “Unser Kleines Deutschland”.

Segundo Viviane, a marca foi concebida a partir da base da arquitetura enxaimel, muito característica da cidade: uma estrutura forte, robusta, simétrica, segura. “O conceito conecta a tradição e o amor do povo à cidade em um símbolo que representa história, envolvimento e vida. É a ligação do passado de construção com o presente e o futuro de crescimento estruturado e sustentável da cidade, o elo entre passado e futuro”.

Uma identificação própria

O objetivo é que a nova marca passe a ser oficial da cidade, reforçando a identidade e personalidade de Pomerode. A estratégia prevê também a criação de produtos com a marca, desenvolvimento dos materiais turísticos, sinalização da cidade, certificação de produtos locais, entre outras ações. Também foi criada a versão que identifica os produtos feitos em Pomerode (Feito em Pomerode / Hergestellt in Pomerode), diferenciando e valorizando os produtos locais.

Para o presidente da ACIP, Ivan Blumenschein, apesar de ser uma cidade relativamente pequena, Pomerode é conhecida nacionalmente, tanto por sua identidade cultural fortemente ligada à colonização alemã, quanto pela qualidade de seus produtos. Agora com a nova marca, as empresas poderão acrescentar o selo aos seus produtos, tornando mais evidente ao consumidor que o produto foi fabricado em Pomerode.

“Com isso, todos poderão aproveitar a imagem positiva do município para agregar valor aos seus produtos. Ou seja, é uma forma de acrescentar um diferencial competitivo para os produtos feitos em Pomerode, o que sem dúvida é positivo. O slogan também é bastante interessante, pois indica uma visão de futuro a ser buscada pelo município da qual a ACIP compartilha”, garante o presidente.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da AVIP, Deoclides Corrêa, que acredita ainda que criação da marca será um divisor de águas na cidade e irá completar todo o trabalho que já vem sendo feito, além de fortalecer o turismo do município. “A marca representa uma identidade muito importante, pois precisamos vender a cidade. Com certeza, toda essa ação muda nossa dinâmica de trabalhar o turismo e irá beneficiar ainda mais nossa cidade”, afirmou.

Uma marca de todos

Para o prefeito Rolf Nicolodelli, Pomerode passou por fases de crescimento e sempre se destacou no cenário nacional por produzir produtos de qualidade e oferecer oportunidades para todos. No entanto, foi necessário unir forças e buscar novas alternativas de crescimento e criar uma identidade própria.

“Vivemos numa cidade privilegiada, onde existe uma mistura de trabalho de várias etnias com jeito de Europa, pois temos horários, produzimos produtos de qualidade, somos organizados e preservamos a cultura, mas também nos preocupamos com o futuro. Queremos manter esse perfil, pois se perdermos isso da nossa gente, será igual a outros municípios da região. Queremos ser sim a Nossa Pequena Alemanha dentro de Pomerode e continuarmos produzindo com dinamismo e eficiência aquilo que se almeja no mercado mundial, além claro de sempre preservar a tradição dos nossos antepassados”, comemora Rolf Nicolodelli. O prefeito destacou que a marca não é da Prefeitura, nem da ACIP, nem da AVIP, mas do povo de Pomerode, “uma marca da cidade”.

 Saiba quais os pontos de distribuição dos adesivos da nova marca aqui

Veja o Facebook da Nossa Pequena Alemanha

 

Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7273
Data: 11 de setembro de 2015
  
 
 
 
 
 

Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Contato




Prefeitura Municipal de Pomerode
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 / 13h00 às 17h00.
CEP 89107-000 Pomerode - Santa Catarina
Fone. 47 - 3387.7200