quinta.feira - 26 de abril de 2018 - 23h59

Prefeitura implantará ITBI eletrônico

Para dar mais celeridade aos processos relacionados à cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), melhorar os serviços prestados aos contribuintes e cartórios e fomentar a arrecadação municipal, a Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Fazendária, está modernizando o sistema eletrônico do órgão, de forma que todo o procedimento de cobrança do Imposto poderá ser feito pela internet e implementará em janeiro de 2018, o ITBI Online.

Anteriormente, o processo de cobrança do ITBI era feito de forma presencial.

Para janeiro de 2018, a SEGAF prevê a implantação do ITBI Online que possibilitará o acesso, via internet, pelo Portal do Cidadão (pomerode.atende.net), dos ofícios de nota e instituições financeiras credenciadas no módulo de ITBI, a emissão de protocolo de transferência, geração de guia de pagamento do imposto, simulação de cálculo e emissão de certidões de quitação, além de enviar os documentos exigidos de forma digital, conforme Decreto Nº 3325, de 28 de novembro de 2017.

Para o Secretário da pasta, Genrado Riemer, a modernização irá agilizar o processo: “A ideia é que a transferência de bens inicie no cartório e finalize no cartório, não necessitando mais do contribuinte ou o corretor se dirigir à Praça do Cidadão para o processamento da transferência de um imóvel.  Após a implantação do ITBI Online, os cartórios terão acesso a todo o processo de forma online, beneficiando assim, todos os envolvidos", ressalta.

Com a modernização, será alcançada a uniformidade na cobrança de documentação exigida para a transferência de um imóvel e será possível combater possíveis fraudes, tendo em vista que, com o sistema eletrônico, o fisco poderá controlar todo o processo através da identificação de pagamentos.

Data: 12 de dezembro de 2017