Página Principal
    Conselhos
    Conheça a Secretaria
    Localização
    Fale Conosco
Receba notícias, comunicados e
informações em sua caixa postal.

Cadastre-se já !


Portais e Praças

Portal de Informações Turísticas Sul
Símbolo da cidade, o Portal Turístico Sul foi construído para dar as boas vindas a todos que visitam Pomerode. É uma autêntica construção enxaimel e foi inaugurado em 18 de maio de 1991.
Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, o Centro de Informações Turísticas e a sede da Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode (loja de artesanato).
No local, é também possível alugar bicicletas para um passeio pela cidade e tirar fotos em traje típico alemão.
Informações:
Funcionamento: diário, das 8h às 18h
Rua 15 Novembro, 818 – Centro
Contato: (47) 3387.2627
turismo@pomerode.sc.gov.br
______________________________________________________________________________________________________________________________


Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege (Portal Norte)
O Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege guarda a saída norte da cidade, rumo a Jaraguá do Sul. Foi inaugurado em 2000, em comemoração aos 41 anos de emancipação política de Pomerode e aos 25 anos das Malhas Malwee. Foi construído em homenagem aos imigrantes e colonizadores que fundaram Pomerode.
A construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia, região de onde vieram os colonizadores, entre os anos de 1720 e 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, Stettin foi integrada à Alemanha Oriental e atualmente faz parte da Polônia.
Informações:
Rua Pres. Costa e Silva, Testo Rega (próximo à Malwee)
Contato: (47) 3387-2627
turismo@pomerode.sc.gov.br
______________________________________________________________________________________________________________________________


PRAÇAS MUNICIPAIS
Rica em cultura e paisagens naturais, Pomerode é famosa pela arquitetura de suas ruas e casas, bem como por seus jardins floridos. Também as praças se colocam como destinos onde se pode apreciar as belezas e conhecer mais sobre as heranças e os costumes do povo pomerodense.

Praça Jorge Lacerda
O Poder Executivo, através do Decreto 177/69 de 15 de julho de 1969, desapropriou as terras destinadas à instalação da Praça Dr. Jorge Lacerda, que foi governador do Estado de Santa Catarina de 31 de janeiro de 1956 ate 16 de junho de 1958, quando ocorreu um desastre de avião em São José dos Pinhais (PR).

Praça de Greifswald
Conhecido por encantar turistas e moradores pelas belas flores durante o ano inteiro, o jardim da Prefeitura Municipal de Pomerode é também símbolo da amizade entre dois países. Após receber detalhes de um novo ajardinamento, desde 2009, o espaço assumiu o nome de “Greifswalderplatz”. Em português, o termo significa “Praça de Greifswald”, nome que homenageia os laços fraternos com a cidade que co-irmã do município de Pomerode desde 2005.

Praça de Torgelow - Monumento à Imigração Alemã
Inaugurada em 30 de setembro de 2010, a Praça de Torgelow ("Torgelowplatz") recebeu esse nome para homenagear a cidade alemã co-irmã de Pomerode. O local conta com esculturas feitas de concreto, revestidas por uma pintura de bronze. As peças representam, em tamanho natural, diversos personagens e objetos relacionados ao trabalho do imigrante alemão em Santa Catarina. As figuras incluem o homem agricultor, mulher agricultora, menino, boi com arado, cavalos, carroça e animais domésticos.

Praça Marlene Dietrich
Localizada em frente ao Teatro Municipal, a praça homenageia Marie Magdalene Dietrich, uma das maiores artistas alemãs do cinema mundial. Nascida em 1901, em Berlim. De 1922 a 1978, atuou em 55 filmes. Durante este tempo, deu início à bem sucedida carreira de cantora. Sua voz rouca e sensual deleitou platéias, inclusive no Brasil. Esteve no Rio do Janeiro em 1959, quando gravou o LP “Dietrich in Rio”. Marlene morreu em 06 de maio de 1992, em Paris.

Praça Hans Erns Schmidt
Durante o período em que era denominada Distrito do Rio do Testo do Município de Blumenau, foi inaugurada em Pomerode a Praça 25 de Julho em data não conhecida. Após a emancipação política, houve a alteração do nome, através da Lei nº 14 de 14 de julho de 1961, para “Praça Hans Ernst Schmidt”, que foi precursor da indústria da porcelana, falecido em 10 de junho de 1961, sendo que, o mesmo recebeu o título de cidadão benemérito “Pós Morte” pela Lei nº 88 de 10 de novembro de 1964.

Praça Erwin Zastrow
Foi inaugurada em 4 de setembro de 1984. O homenageado foi proprietário de um dos primeiro salões de festa da região, sendo que o baile que era realizado no dia 06 de setembro, festejando o aniversário de sua irmã Tecla, era conhecido em toda a região. Foi vereador no município de Blumenau no ano do centenário. Faleceu em 15 de maio de 1973.

Praça Lauro Guenther
Foi denominada através da Lei nº 1382/1998 de 03 de julho de 1998.O homenageado era natural de Gaspar, e veio parao Distrito do Rio do Testo com 18 anos pra trabalhar na Indústria Hermann Weege. Com o fruto deste trabalho, alugou e depois comprou o açougue de seu tio Leopold Blaese. Após muito labor, construiu um patrimônio que abrangia casa comercial, açougue, atafona, moinho de fubá e um salão de baile, onde eram realizados casamentos da comunidade. Foi idealizador da Associação Cultural Esportiva 1º de maio, na localidade de Pomerode Fundos.

Praça Egon Bahr
Foi denominada pela Lei nº 1533/00 em 06 de dezembro de 2000, sendo o homenageado um importante empresário na região de Testo Central.



 
 
 
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua 15 de Novembro - 818 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000Pomerode - SC
Fone. (47) 3387-2627 /  
Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Fale Conosco