Página Principal
    Conselhos
    Conheça a Secretaria
    Localização
    Fale Conosco
Receba notícias, comunicados e
informações em sua caixa postal.

Cadastre-se já !


Atrativos

ArtFalcon - Falcoaria
Na Cidade mais Alemã do Brasil a falcoaria vem ganhando destaque através da ArtFalcon que realiza apresentações de falcoaria.
Esta arte milenar que utiliza técnicas para treinamento de águias, gaviões, corujas e falcões é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e aqui em Pomerode pode ser apreciada mediante agendamento com o falcoeiro Michel Velem.
Reúna seus amigos, traga sua família e venha conhecer o mundo da falcoaria com as aves de rapina.
Viva momentos inesquecíveis, vendo uma águia voando livre e pousando em seu punho com a arte da falcoaria, e descubra que a mais nobre e sutil forma de comunicação esta além das palavras.
Informações:
Michel Velem
Fone: (47) 3394-8172 ou (47) 9966-2829
E-mail: artfalconbrasil@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/parahawking.brasil
Depoimentos de visitantes no TripAdvisor:
http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1647629-d6474498-Reviews-ArtFalcon_Falcoaria-Pomerode_State_of_Santa_Catarina.html

____________________________________________________________________________________________________________


Casa do Escultor
O museu está estabelecido na residência em que o artista plástico viveu, até o ano de 1992, quando faleceu, aos 85 anos. A casa foi projetada pelo próprio Teichmann e edificada em 1950. Após sua morte, a família destinou algumas salas do andar térreo da casa à exibição de suas obras, inaugurando a Casa do Escultor.
No acervo, se encontram pinturas a óleo, aquarelas e principalmente esculturas talhadas em madeira, cujo motivo freqüente são figuras do cotidiano como lavradores, pescadores, cavalos e mulheres. Junto às peças esculpidas, estão os estudos das obras, moldes, protótipos realizados para a empresa Porcelana Schmidt e algumas das ferramentas que o artista utilizava no dia-a-dia.
Quem foi Ervin Curt Teichmann?
Criador do brasão de Pomerode e de esculturas como "O Estudante", "O Imigrante" e o "O Soprador de Cristal”, Ervin Curt Teichmann chegou com a família ao Brasil ainda criança, vindo da cidade de Kiel, Alemanha. Em terras catarinenses, residiu nos municípios de Brusque, Blumenau, Rio do Sul e, por fim, Pomerode.
Seu trabalho inclui desde esculturas em madeira a pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, estátuas em concreto e bronze, modelagem em barro e porcelana. Entre suas obras estão as portas da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará. Teichmann realizou diversas exposições pelo país, inclusive no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua vida, foi professor e funcionário da indústria Porcelana Schmidt, sendo nomeado "Cidadão Honorário de Pomerode" pela Câmara Municipal de Vereadores em 27 de julho de 1964. Também foi tenor em corais, fundador do Grupo Teatral de Pomerode e criador da Fundação Cultural de Pomerode. Casado com Hertha Weiss e pai de quatro filhos, faleceu vítima de um derrame cerebral em 10 de março de 1992.
Informações:
Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann
Rua 15 de Novembro, 791 - Centro
Contato: (47) 3387-0282
Terça a domingo, das 13h às 17h
____________________________________________________________________________________________________________


Casa do Imigrante
A Casa do Imigrante é parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege, que se fixou em Pomerode na região onde hoje se localiza o bairro Pomerode Fundos.
Reconstruído com autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã, o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.
Informações:
Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos
Contato: (47) 3387-2613
Horário de funcionamento: Terça a Sexta feira: 09h às 12h - 13h às 18h / Sábados: 08h às 12h
Domingos: 09h às 17h / Segunda-feira: fechado
____________________________________________________________________________________________________________


Circuito Vale Europeu
Desde o ano de 2003, os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó estão juntos no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) para a gestão do turismo. Através deste projeto, são promovidos roteiro especiais e atrativos.
Informações:
CIMVI Turismo – Rua General Osório, 120 – Centro – Timbó (SC)
Contato (47) 3382 6811 – consorciotur@cimvi.sc.gov.br
Site oficial: www.circuitovaleeuropeu.com.br
Circuito Cicloturismo
O Circuito de Cicloturismo Vale Europeu é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 300 km de estradas de terra tranqüilas e agradáveis, passando pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
O roteiro possui um trajeto rico em natureza e cultura e, ao mesmo tempo, conta com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranqüilidade.
Pelo caminho, o cicloturista pode observar a arquitetura enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana e entrar em contato com o modo simples e tranqüilo das pessoas da região.
A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possível do trajeto.
Circuito Mochileiros
Este roteiro é organizado e planejado para o mochileiro e para o caminhante. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, colocando como prioridade as estradas tranquilas, estreitas, em que o praticante de longas caminhadas fique em contato com a natureza.
As distâncias, o relevo e os atrativos turísticos culturais e ecológicos são a tônica na região do Vale Europeu. O circuito tem 200 km, com início na cidade de Indaial e término na cidade de Apiúna. O trecho apresenta diversas altitudes, ora a 60 metros em nível do mar, ora a 700. Porém, as dificuldades são aceitáveis a qualquer praticante dessa atividade.
Roteiro Arte & Charme
O Roteiro Arte & Charme convida a mergulhar na atmosfera nostálgica que remete à cultura dos imigrantes europeus. O roteiro possibilita viver momentos inesquecíveis de resgate da história, mesclada aos usos e costumes atuais, contemplar belas paisagens ao longo do caminho e saborear delícias preparadas tipicamente.
O roteiro indica em Pomerode a visita aos atrativos: Museu Casa do Imigrante, Confeitaria e Restaurante Torten Paradies, Chocolates Nugali, Grützmacher Produtos Artesanais, Museu do Marceneiro e Loja Behling Estilo Fazenda, Museu Pomerano, Porcelanas Schmidt, Restaurante Típico Colonial Wunderwald, Special Presentes, Velas Artesanais Guenther e Zôo Pomerode.
____________________________________________________________________________________________________________


Mirantes Naturais
Rodeada por verdes morros, pastos e árvores, a cidade é privilegiada por um delicioso visual bucólico. Em suas paisagens naturais, é possível observar algumas maravilhas da natureza, como a Mata Atlântica, os riachos e suas cachoeiras, aves e outros animais silvestres.
Informações: (47) 3387-2627 | turismo@pomerode.sc.gov.br
____________________________________________________________________________________________________________


Morro do Schmidt
Com 931 metros de altura, o Morro do Schmidt é o ponto mais alto de Pomerode. Situado na localidade de Testo Alto, próximo à divisa com o município de Rio dos Cedros, a maior parte do morro pertence atualmente à tradicional indústria de porcelanas da cidade, o que justifica o seu nome.
Antigamente chamado de Kroenings Berg, do mirante natural existente no topo do Morro do Schmidt é possível avistar a olho nu – em dias de céu azul – o Oceano Atlântico, as praias do litoral norte catarinense (de São Francisco do Sul até Piçarras) e outras cidades da região. A cobertura vegetal mistura a vegetação nativa da Mata Atlântica e reflorestamento de Pinus elliottii.
Informações:
Acesso: localidade de Testo Alto (Rua Morro do Schmidt)
Nível de dificuldade: dificuldade acentuada (p/ veículos com tração nas quatro rodas)
____________________________________________________________________________________________________________


Morro Azul
É o segundo ponto mais alto da cidade, com 764 metros de altitude. Do alto de seu topo é possível avistar praticamente todo o vale da cidade de Pomerode. O Morro Azul faz parte do Parque Ecológico Freymund Germer, contando inclusive com um camping, ambos mantidos pelo município vizinho de Timbó.
No cume do Morro Azul está localizada uma das melhores áreas para a prática de asa-delta e parapente do sul do Brasil. Em dias de céu azul, é possível avistar a olho nu o Oceano Atlântico, a praia de Barra Velha (litoral norte catarinense), além das cidades de Blumenau, Timbó, Indaial e Gaspar.
Informações:
Acesso: localidade de Ribeirão Herdt e Ribeirão Souto
Nível de dificuldade: dificuldade moderada (p/ veículos de passeio)
__________________________________________________________________________________________________________


Morro da Turquia
Localizado em Pomerode Fundos, o Morro da Turquia possui 586 metros de altura e é ideal para a prática de asa-delta e parapente. É o mirante mais próximo da região central da cidade, distante cerca de 10 km do Portal Turístico Sul. No topo do Morro da Turquia se descortina uma bonita vista panorâmica do centro de Pomerode.
Informações:
Acesso: localidade de Pomerode Fundos
Nível de dificuldade: moderada a acentuada (p/ veículos de passeio)
_________________________________________________________________________________________________________


Memorial Arthur Schmidt
Um local projetado junto à Fábrica Porcelana Schmidt para conservar a memória dos 70 anos de existência que se misturam com a história da porcelana no Brasil. Esse é o objetivo do Memorial Arthur Schmidt.
São peças antigas que representam as épocas vividas no Brasil. Coloridas ou brancas, as peças trazem história em cada detalhe.
Informações:
Memorial Arthur Schmidt
Rua Luiz Abry, 849 – Centro
Contato: (47) 3387-0665 | WWW.porcelanaschmidt.com.br
2ª a 6ª feira: 9h às 18h
Sábados: 8h30 ás 12h30
____________________________________________________________________________________________________________


Museu do Marceneiro
O museu foi inaugurado em 2004 e conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 1950. O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria.
No local, também é possível adquirir os produtos da empresa que atualmente fabrica utensílios, principalmente para cozinha.
Informações:
Museu do Marceneiro
Rua Alfredo Hoge, 525 – Centro
Contato: (47) 3387 2073 | loja@behling.ind.br
2ª a 6ª feira: 9h às 12h / 13h às 18h
Sábados: 9h às 13h
____________________________________________________________________________________________________________


Museu Pomerano
O Museu Pomerano é uma verdadeira viagem sobre a vinda dos alemães ao Brasil. Revela fragmentos da história de Pomerode a partir da chegada dos primeiros imigrantes europeus, na metade do século 19 ao Rio do Testo, no Vale do Itajaí.
O acervo de peças foi reunido pelo colecionador particular Egon Tiedt (1934-2008), que iniciou, em 1969, a coleta e preservação de objetos antigos representativos da cultura alemã na região. Em 1982, ele criou o Pommersches Museum - Museu Pomerano, iniciativa que pretendia passar para as futuras gerações os conhecimentos dos imigrantes que construíram a história da cidade.
Entre outros objetos e documentos históricos, no Museu Pomerano se encontram carroças, móveis antigos, utensílios de trabalho para a cozinha, acessórios para o vestuário, aparelhos e instrumentos musicais, bibelôs de época, equipamentos e ferramentas agrícolas, além de painéis fotográficos sobre o Complexo Industrial Weege e sobre a biografia de Egon Tiedt.
Informações:
Rua Hermann Weege, 111 – Centro
Contato: (47) 3387 0408 | museupomerano@pomerode.sc.gov.br
Horário de Funcionamento: Terça a sexta-feira: 10h às 11h30 / 13h às 17h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h
Valor da entrada: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia 

____________________________________________________________________________________________________________


Parque Temático Vila Encantada
Parque Temático Vila Encantada é um espaço único com uma proposta de entreter papais, mamães e principalmente os baixinhos com a temáticas de dinossauros, insetos gigantes e piratas espalhados pelo parque em uma área de 5mil metros quadrados. Serão 25 atrações, ao ar livre e em ambiente fechado que proporcionarão lazer e educação e inspirarão curiosidades e sensações únicas. Vivenciando o presente com um olhar para o passado. Além de exposições, jogos e brinquedos, há um caminho no meio da mata com várias surpresas. Uma delas é um dinossauro de seis metros de altura.
Confira as atrações:Vila do Dinossauro, Vila da Lagoa,Vila da Aventura, Vila dos Insetos, Vila Interativa, Vila do Bebê, Vila do Descanso, Vila do Pirata, Vila da Floresta, Vila do Paleontólogo, Vila da Curiosidade.
Esta atração está localizada no centro da cidade, ao lado do zoológico.
Informações:
Horário de atendimento: quarta a sexta, das 8h às 18h.
Sábado e domingo: 9h às 19h.
Fone: (47) 3333-8882 / 3333-1427
E-Mail: contato@vilaencantada.com.br / Site: www.vilaencantada.com.br / Fan Page: facebook.com/ParqueVilaEncantada
Endereço: Hermann Weege, 204 - centro - Pomerode/SC
____________________________________________________________________________________________________________


Passeios de Carro de Mola
Os carros de mola, precursores dos automóveis, eram carruagens de tração animal usados para o passeio das pessoas. As famílias dos imigrantes faziam uso do carro de mola apenas em situações especiais, como para se dirigir à missa ou culto.
Atualmente, aos finais de semana e feriados, o espaço em frente ao Zôo Pomerode é área de embarque reservada para passeios de carro de mola no Centro da cidade. Na Pousada Rural Mundo Antigo, também são oferecidos passeios pelo meio rural.
Informações:
Horário de atendimento: quarta a domingo, das 9h às 17h. Durante o horário de verão, vai até as 20h.
Fone: (47) 3387-2627 |turismo@pomerode.sc.gov.br
____________________________________________________________________________________________________________


Pomerode Jeep Tour
Para city tour e traslados na cidade mais alemã do Brasil, a Pomerode Jeep Tour atua com tours regulares e roteiros personalizados.
A atração proporciona experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, atrativos tradicionais, ou ainda roteiros gastronômicos e de compras.
Os passeios acontecem a bordo de uma viatura original do Exército Brasileiro, utilizada para o transporte de tropas, com tração 4x4 e reduzida. O veiculo é totalmente equipado para oferecer o máximo de segurança e conforto ao visitante.
Para grupos de até 10 pessoas.
Informações:
Rua Hermann Weege - Centro
Contato: (47) 3387-4123
Site: www.pomerodejeeptour.com.br
Celular: (47) 9150-0003
____________________________________________________________________________________________________________


Rota do Enxaimel
Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção em enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura européia no Brasil.
O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode: são mais de 240 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada "Rota do Enxaimel".
São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. Inclusive, as belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan).
As casas construídas no período da imigração chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Em sua maioria por meio de estradas de chão, o trajeto é rodeado por pastos e árvores, em um delicioso visual bucólico.
____________________________________________________________________________________________________________


Roteiro das Cervejas Artesanais
Um dos costumes trazidos da Europa foi a fabricação de cerveja. Antigamente, no Vale Europeu, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira, abastecendo eventos desde bailes e festas familiares. Aos poucos, entretanto, essa produção foi sendo “absorvida” pelas grandes empresas.
Mas o apego às tradições e à cultura dos antepassados trouxe a abertura de novas cervejarias artesanais na região, conquistando imediatamente o público pela qualidade. Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação, a dica é um passeio nas empresas. Além de provar o precioso líquido, o visitante pode desfrutar da exuberante paisagem. Além de Pomerode, o Roteiro das Cervejarias Artesanais engloba as cidades de Blumenau, Gaspar, Brusque, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó. Todas as cervejarias envolvidas seguem a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, criada em 1516, que limita a fabricação da cerveja ao uso de quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento.
____________________________________________________________________________________________________________


Roteiro do Centro Histórico
Rico em cultura e belas paisagens, o Centro de Pomerode permite observar as belezas naturais e arquitetônicas da cidade mais alemã do Brasil, além de experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos seus moradores.
No Roteiro do Centro Histórico, o encanto está nos imóveis datados das décadas de 1920 a 1950, que contam parte do passado local. O caminho inclui cerca de 1.500 metros de paisagem urbana pitoresca, com informações sobre as construções e curiosidades sobre a vida das pessoas que urbanizaram a cidade no início do século 20.
No trajeto, situado entre as principais vias do município, se encontram ainda praças e o complexo do Centro Cultural, com o exuberante Teatro Municipal, além de outros atrativos de referência turística, como o Portal Turístico Sul e o Zôo Pomerode.
Clique para baixar o Roteiro do Centro Histórico http://vemprapomerode.com.br/uploads/File/Centro%20hist%C3%B3rico/roteiro%20do%20centro%20hist%C3%B3rico%20A6.pdf
Informações: (47) 3387-2627 | turismo@pomerode.sc.gov.br
____________________________________________________________________________________________________________


Vôo de Parapente
A Cidade Mais Alemã do Brasil também pode ser conhecida e apreciada do céu! Isso porque vôos duplos de parapente, com equipamentos novos e modernos, podem ser efetuados a partir do Morro Azul.
O vôo panorâmico é efetuado pelo Clube Pomerano de Parapente. Informações podem ser obtidas no site do Clube no endereço www.cpp.esp.br
____________________________________________________________________________________________________________


Zoo Pomerode
O Zoológico Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico da região sul do Brasil e o terceiro mais antigo do país. Iniciou seu plantel com animais domésticos, que ficavam em uma lagoa aos fundos da casa do empresário Hermann Weege.
Com a permanência dos animais domésticos e a disponibilidade de alimento, os animais nativos da região eram atraídos para o local. Nasceu assim, a ideia de constituir o Zoológico, sendo a primeira iniciativa privada deste tipo no Brasil.
Por muitas décadas, o Zôo Pomerode foi o único da região, sendo bastante conhecido por pessoas de todas as faixas etárias. Atualmente, é o maior zoológico de Santa Catarina e o maior referencial e pólo de atração turística do município de Pomerode.
No local, hoje vivem mais de 290 espécies, totalizando mais de 1.400 animais. Dentre as espécies alojadas, estão animais que correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação.
O Zôo Pomerode desenvolve ainda atividades de reprodução das espécies em extinção, destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras propostas de proteção e educação ambiental.
Informações:
Zoológico de Pomerode
Aberto diariamente das 8h às 18h
Contato: (47) 3387 2659 | www.pomerzoo.org.br
____________________________________________________________________________________________________________



 
 
 
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua 15 de Novembro - 818 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000Pomerode - SC
Fone. (47) 3387-2627 /  
Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Fale Conosco