Página Principal
    Conselhos
    Conheça a Secretaria
    Localização
    Fale Conosco
Receba notícias, comunicados e
informações em sua caixa postal.

Cadastre-se já !


Festas e Feiras

FESTA POMERANA
Em 1984, para comemorar a emancipação político-administrativa de Pomerode, foi criada a Festa Pomerana, a pioneira com características de tradição alemã do Vale Europeu, considerada fiel às tradições. Celebrada no mês de janeiro, a festa traz atrações para todos os gostos e é recheada de muito chope, música, dança, comida típica alemã e desfiles.
O sucesso do evento transformou a Festa em uma tradição no calendário municipal, permitindo a inclusão no roteiro turístico do verão. A proposta de promover um retorno às origens possibilitou a construção de um evento organizado a partir de vários elementos baseados em práticas culturais e apresentadas de uma nova maneira ao público.
Os desfiles trazem costumes e hábitos da região, além de contar com a presença dos Clubes de Caça e Tiro e das belas majestades – a rainha e as princesas. As atividades ao ar livre, no local da festa, trazem animação em dobro. O público aprecia de perto manifestações culturais que existem desde o tempo de colonização.
A tradição é ressaltada nos pequenos detalhes, como o uso das cores azul e branco que lembram a bandeira do município de Pomerode, cujo aniversário de emancipação é comemorado durante o período da festa. Com o passar dos tempos começaram a ocorrer incrementos, como uma série de atrações paralelas, como feiras, parque infantil, danças folclóricas e a gastronomia típica.

Competições típicas:
Para se divertir de forma inusitada, a festa reserva provas e competições que exigem equilíbrio, sincronia e disposição. As inscrições são gratuitas. Durante os dias da Festa ocorrem as etapas classificatórias. O vencedor de cada etapa é convidado para participar da grande final, realizada no último dia da Festa. Quem vencer na grande final leva o prêmio.
Competições de Lenhador (Holzhacker) e Serrador (Schneidemüller): Relembram os trabalhos do desbravamento da floresta e os trabalhos na lavoura para o estabelecimento dos imigrantes. Durante a Festa, estas competições acontecem diariamente como eliminatórias. Na competição de lenhador, a pessoa utiliza um machado para cortar um tronco, vence quem cortar o tronco em menos tempo. Na competição de serrador, dois parceiros usam uma serra dupla para cortar um tronco. Vence quem concluir a prova em menor tempo.
Chope em metro: Na Festa Pomerana, os bons bebedores de cerveja participam da Competição do Chope em Metro. Vence quem tomar mais rápido os 600 ml de chope contidos numa tulipa de 1 metro, Não vale babar ou tirar a tulipa da boca.
A disputa ocorre todas as noites da festa. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, ao lado do palco, com a organização, até o horário do início da competição. Pomerodenses e turistas com mais de 18 anos podem participar. As etapas classificatórias ocorrem todas as noites e o vencedor de cada etapa compete na grande final. Neste dia, é conhecido o tomador de chope que fez o menor tempo nos dois naipes, masculino e feminino.
Torneio de Tiro da Festa Pomerana: As equipes do Torneio são formadas pelos Clubes de Caça e Tiro. Em uma primeira etapa, participam somente os (as) melhores atiradores (as) de cada sociedade. Os vencedores são coroados Rei/Rainha e Cavalheiro/Princesa da Festa, com faixas, troféus e medalhas. Também são premiados (as) melhores atiradores (as) de cada sociedade com medalhas. A sociedade que alcançar o maior número de pontos é premiada com troféu.
Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro esculpido em madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo.
Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): em estandes, há também competições inspiradas nos jogos típicos dos Clubes de Caça e Tiro do município, com brindes para os melhores rendimentos (participação paga). Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo.
Concurso de culinária: A Casa da Gastronomia abriga uma das atrações mais deliciosas da Festa Pomerana. Os Concursos Culinários surpreendem o paladar dos visitantes com saborosas receitas criadas e preparadas por moradores de Pomerode. A cada noite, a disputa acontece em uma categoria diferente: Bolo, Cuca, Torta Doce, Torta Salgada, Geleia, Pão, Licor, Cerveja Artesanal e Sobremesa. Os pratos mais apetitosos e originais são eleitos os melhores da noite, segundo o gosto do público. Qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente.
Concurso de Rainha da Festa Pomerana: Exalta a beleza da juventude pomerodense, cujos traços fisionômicos lembram a descendência alemã da população. As candidatas são as Rainhas dos 16 Clubes de Caça e Tiro eleitas durante o ano.
Desfile folclórico: É um dos momentos mais esperados da programação. No desfile intercalam-se sociedades de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas de música e o Grupo Sênior. É uma oportunidade dos habitantes trazerem para as ruas, através de alegorias e carros alegóricos, pequenas representações visuais do cotidiano da colonização e povoamento do município, relembrando antigas práticas de trabalho e lazer.
Festbitter: Quem abre cada desfile típico é a inconfundível figura do Festbitter, um verdadeiro mensageiro real, com sua suntuosa roupa de época e cartola. Sua tarefa diária é convidar moradores e visitantes, em língua portuguesa ou alemã, a participar de mais um dia de festejos. O arauto oficial desfila a bordo de uma charrete enfeitada, puxada por um cavalo.
Passeios com carros de mola: Os carros de mola, precursores dos automóveis, eram carruagens de tração animal usados para o passeio de pessoas. Estas atrações foram retiradas de suas especificidades tradicionais e adaptadas ao cenário da Festa, onde são apresentados como espetáculos que expressam um pouco da cultura-alma pomerodense.
Feira Comercial, Artesanal e Industrial: Cultura, diversão e compras. A Feira Comercial, Industrial e Artesanal aparece como uma ótima oportunidade para bons negócios na Festa Pomerana. Nela, é possível conhecer a produção local e adquirir diversos artigos produzidos em Pomerode, bem como o artesanato local. A Feira é administrada pela Associação Comercial e Industrial de Pomerode (ACIP). A Feira é aberta em todos os dias da festa, no Ginásio de Esportes Ralf Knaesel.
Culto em Plattdeutsch: No primeiro domingo dos festejos, às 11h, o Pavilhão Cultural da Festa Pomerana sedia a realização de um culto religioso em "Plattdeutsch", dialeto alemão trazido pelos imigrantes e falado até hoje entre os pomerodenses. A celebração de um culto religioso durante a Festa Pomerana reflete a intensa religiosidade dos imigrantes pomeranos e de seus descendentes, além de prestigiar a população que ainda cultiva a prática do dialeto em seu cotidiano.

STAMMTISCH: A FESTA DOS AMIGOS
O Stammtisch de Pomerode acontece anualmente durante a temporada de verão, sempre no mês de fevereiro, na Praça Jorge Lacerda, no Centro da cidade, próximo ao Portal Sul, e reúne grupos de amigos e visitantes que tem como principal objetivo a integração.
Confrarias de todo o Estado promovem um dia inteiro de muito chope, comida e diversão, tudo no melhor estilo germânico.
Durante a festa, só é permitida a veiculação de música típica alemã, sempre tocada ao vivo, como forma de conservar os padrões originais da tradição.
Realizado pela primeira vez em 2002, o encontro de amigos ocorria sempre durante a Festa Pomerana, no mês de janeiro. Em 2006, a data foi adiada com o intuito de oportunizar maior participação do público local, além de atenuar a sazonalidade do calendário de eventos turísticos.
Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.
O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, "mesa de tronco". O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.
O evento, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma outra parte do mundo. Deixando de lado o nome original germânico "Strassenfest mit Stammtischtreffen", passou a se chamar apenas de Stammtisch (ou Encontro de Stammtisch) e passou a ser considerado uma "celebração à amizade".
O cardápio de cada grupo varia de acordo com a cultura, os costumes ou a predileção de seus integrantes, sendo mais comum o chope, em especial o artesanal produzido nas cervejarias da região, e a culinária alemã.

OSTERFEST
A Páscoa em Pomerode merece um capítulo a parte. É celebrada de forma fiel às tradições na cidade que é conhecida por sua forte religiosidade. Nos finais de semana que antecedem a comemoração cristã, acontece no Centro Cultural, a Osterfest (Festa de Páscoa).
Uma festa com atrativos para toda a família, moradores e turistas. Entre as atrações estão as oficinas recreativas para crianças, como a pintura em casquinhas, oficinas de artesanatos, apresentações de grupos folclóricos, gastronomia, e a tradicional Ostermarkt, a feira de artesanato de Páscoa. O evento conta ainda com o Concurso Escolar de Pintura em Casquinhas de Ovos.
A decoração na cidade conta com elementos tradicionais como a Árvore da Páscoa - Osterbaum - montada com galhos secos, que simbolizam a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo, onde são colocadas cascas de ovos coloridas que simbolizam a alegria da vida que é a ressurreição do Senhor. A religiosidade se faz presente em especial na programação das igrejas.

FESTIVAL GASTRONÔMICO
Em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica, Pomerode se destaca como o pólo gastronômico da região do Vale Europeu. Durante o ano todo, a cidade é destino certo para se desfrutar dos prazeres da boa mesa. Mas é no inverno que os sabores recebem um tempero a mais. Durante o mês de julho, o Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o aconchegante Festival Gastronômico.
No local, se estabelece a chamada “Vila Gastronômica”, para onde os restaurantes da cidade transferem suas estruturas e se unem num só ambiente, ricamente decorado. Em meio a espaços repletos de muito charme e requinte, são oferecidos cardápios diferenciados, ampla carta de vinhos e cervejas regionais para harmonização. Junto à deliciosa gastronomia, o Festival traz ainda apresentações de chefes convidados, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados
em forno a lenha, chocolates finos e biscoitos.
Em 2015, o Festival Gastronômico acontece de 08 a 19 de julho.

O NATAL MAIS ALEMÃO DO BRASIL
Em Pomerode, o Natal é um pouco diferente. Além do Papai Noel, das árvores decoradas e da iluminação especial, vários elementos da cultura germânica são incorporados à celebração da mais importante data do calendário cristão.
A exclusiva decoração da cidade traz bonecos de madeira "Quebra-Nozes", um dos mais famosos enfeites de Natal na Alemanha, e a Weihnachtspyramide, a pirâmide alemã de Natal.
A emocionante programação inicia já no período do Advento, com espetáculos musicais e teatrais no Teatro Municipal, a tradicional Adventsmarkt - Feira de Artesanato e Produtos Natalinos.
Informações: (47) 3387-2627 | imprensatur@pomerode.sc.gov.br



 
 
 
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua 15 de Novembro - 818 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000Pomerode - SC
Fone. (47) 3387-2627 /  
Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Fale Conosco