Página Principal
    Conselhos
    Conheça a Secretaria
    Localização
    Fale Conosco
Receba notícias, comunicados e
informações em sua caixa postal.

Cadastre-se já !


Presente e Futuro

Concurso de jardins
Com o objetivo de tornar a cidade ainda mais bela e incentivar a tradição cultural de ajardinamento, herdada dos antepassados alemães, a Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode promove todos os anos o Concurso Municipal de Jardins.
Para concorrer, basta possuir um imóvel residencial ou comercial em Pomerode. Uma comissão técnica avalia os jardins seguindo critérios como beleza, harmonia, diversidade, vigor e estado das plantas, utilização de materiais adequados e relação do jardim com o ambiente ao seu redor.
Informações: (47) 3387-2627 |imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Concurso Escolar de Desenho e Pintura de Jardins
Pomerode é uma cidade conhecida pela beleza de seus jardins e pela tradição do ajardinamento, mantida com orgulho, de geração a geração, por seus moradores. Além do Concurso de Jardins Residenciais, em 2011 foi criado o Concurso Escolar de Desenho e Pintura de Jardins.
Para a confecção das peças, os alunos podem utilizar apenas lápis de cor, giz de cera ou guache. O trabalho deve ser produzido em folha de tamanho A4, sendo os vencedores em cada categoria decididos em consenso por uma comissão avaliadora.
As participações são distribuídas nas categorias Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.
A promoção acontece através da Secretaria de Turismo e Cultura e em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.
Informações: (47) 3387-2627 | imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Concurso Escolar de Pinturas em Cascas de Ovos
Em Pomerode, o costume de decorar casquinhas de ovos é uma tradição que atravessa gerações. Antes da tão esperada chegada do coelhinho, crianças e jovens pomerodenses entram no clima de Páscoa também em sala de aula.
Desde 2007, acontece junto aos estudantes da rede de ensino o Concurso Escolar de Pinturas em Cascas de Ovos, uma promoção da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.
Todas as peças concorrentes devem apresentar um memorial descritivo feito pelo aluno-artista, explicando a base da inspiração. Por isso, antes de dar asas à criatividade e caprichar nas pinceladas, os estudantes pesquisam o sentido da celebração da Páscoa no aspecto religioso e cultural.
O concurso valoriza principalmente a aplicação de pinturas inspiradas nas técnicas utilizadas pelos imigrantes germânicos, além do uso de ícones pascais. As cascas de ovos, após avaliadas por comissão técnica, são premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, recebem brindes e são expostas ao público.
Participam do concurso somente estudantes regularmente matriculados na Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas de Pomerode.
Informações: (47) 3387-2627 | imprensatur@pomerode.sc.gov.br

Programa de Iniciação Turística Escolar
Através do turismo, a cidade se torna importante não apenas para os visitantes, mas também para a própria comunidade que, passa a proteger e a gostar mais do local onde mora. Esta é uma das premissas que levou à implantação do Programa de Iniciação Turística Escolar, iniciativa que leva noções de turismo para dentro das salas de aula da rede municipal de ensino de Pomerode.
Em vigência desde 2004, o Programa de Iniciação Turística Escolar surgiu através de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura e a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora. A principal intenção é fazer com que os alunos conheçam mais sobre a cidade onde vivem e, ao mesmo tempo, conservem a cultura, o patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e natural, para a sua e as próximas gerações.
Nas escolas, munidos de apostilas e exemplos do cotidiano local, os alunos conhecem um pouco mais sobre o setor turístico, descobrem curiosidades sobre o lugar onde vivem e dão os primeiros passos naquilo que um dia pode se tornar uma profissão.
Informações: (47) 3387-2627 | turismo@pomerode.sc.gov.br



 
 
 
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua 15 de Novembro - 818 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000Pomerode - SC
Fone. (47) 3387-2627 /  
Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Fale Conosco