Página Principal
    Conselhos
    Conheça a Secretaria
    Localização
    Fale Conosco
Receba notícias, comunicados e
informações em sua caixa postal.

Cadastre-se já !


Grupos Folclóricos

Grupo Folclórico Alpino Germânico
O mais antigo grupo de danças folclóricas de etnia alemã do Estado de Santa Catarina, o grupo folclórico Alpino Germânico foi criado em 1968 pelo austríaco Franscisco Zmazek. Desde a sua fundação, tem por objetivo cultivar o verdadeiro e rico folclore alemão em toda a sua extensão, mantendo sua autenticidade e originalidade sem alterar suas danças, trajes ou costumes.
No repertório, conta com danças típicas da Bavária e do Tirol, regiões ao Sul da Alemanha, onde se evidencia o Schuhplatter, sapateado germânico, tido como uma das mais antigas danças da Europa ainda praticadas.
O traje oficial é Miesbacher Tracht, um dos trajes mais difundidos da Alemanha. É o traje de festa da cidade de Miesbach, localizada na Alta-Baviera, nos arredores de Munique. É caracterizado pela utilização das calças de couro (Lederhosen), ideais para as danças de sapateado, além das saias coloridas e das flores utilizadas nos coletes das moças.
Das apresentações que o grupo realizou em seus mais de 45 anos de existência, têm destaque a participação na comemoração do 75º aniversário da instalação da Shell do Brasil, apresentações em teatros de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), no Teatro Nacional em Brasília (DF) e na Oktoberfest de Munique, na Alemanha.
Site oficial: www.alpinogermanico.com.br
Contato: contato@alpinogermanico.com.br | (47) 9997-6241 /9612-1432


Grupo Folclórico Edelweiss
O Grupo Folclórico Edelweiss foi criado para divertir e divulgar a cultura germânica através da dança. Fundado em 22 de fevereiro de 1986, tem o nome originário da pequena e encantadora flor Edelweiss, que floresce durante o verão nos pontos mais altos próximos às geleiras dos Alpes Europeus.
Atualmente, tem 22 componentes e um repertório composto de danças originárias das regiões da Bavária, Tirol e Donauschwaben. Dentre as principais, se destacam a "Dança dos Lenhadores dos Alpes" (Der Lustige Holzhaken), uma dança da região da Bávaria que encena os lenhadores, na qual os machados e a serra são instrumentos de trabalho, acompanhados de sapateado (Schuhplattler).
Seus trajes típicos de festa são originários da região do Tirol, tendo uso predominante de cores alegres.
Contato: gfedelweis@yahoo.com.br | 47 9928-4150 (Fabian)


Grupo Folclórico Pomerano
Fundado em 25 de outubro de 1984, surgiu pelo interesse de um grupo de jovens em manter as tradições pomeranas. Foi organizado e coordenado por iniciativa da "Schwester Anita" (Anita Guenther), figura muito querida pela comunidade pomerodense.
O grupo apresenta danças de toda a Alemanha, com destaque para as danças do norte da Alemanha, região de onde vieram os imigrantes que colonizaram o município de Pomerode.
Atualmente, o grupo possui três trajes folclóricos:
Kaschubentracht: traje de festa. Originário de uma pequena localidade às margens do rio Wücksel, no norte da Alemanha. Neste traje, se destacam os bordados e os detalhes dourados.
Belbucker Tracht: traje de camponeses. Originário da região de Belbucker, ao norte da Alemanha. Era usado no dia-a-dia, no trabalho na lavoura.
Mönchguter Fischertracht: traje de pescadores. Originário de Rügen, uma pequena ilha ao norte da Alemanha. Era o traje da colônia de pescadores daquela região.
Contato: denissell@bol.com.br | (47) 3394-0679


Grupo Folclórico Sênior Clube Alegre
O grupo Clube Alegre é composto por 23 integrantes, todas senhoras com idade que varia entre 50 e 80 anos. Foi fundado no dia 31 de maio de 1994, pela imigrante alemã Annemarie Dörsett, tendo por objetivo manter as tradições, e também integrar pessoas com mais idade e mantê-las em atividade.
As danças que o grupo apresenta são autorizadas pela Associação Bundesverbant, da Alemanha. O grupo já se apresentou nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, e em diversos municípios de Santa Catarina, em encontros de grupos e festas populares.
Contato: darci.teschner@bol.com.br | (47) 3387-1256


Grupo Folclórico Alpen Bach.
O Grupo Folclórico Alpen Bach iniciou suas atividades em Julho de 2000, na localidade de Pomerode-Fundos, nesta cidade de Pomerode - SC. O objetivo do Grupo é ajudar a manter as tradições germânicas através de suas diversas danças, com os seus ritmos bem animados, que outrora foram trazidos pelos imigrantes germânicos que para a nossa região se deslocaram, e fizeram daqui a sua nova Pátria. Inicialmente o trabalho do Grupo Alpen Bach começou com a categoria infantil, e em Janeiro de 2009, foi lançada também a categoria juvenil/adulto. O Grupo se prepara todos os anos especialmente e participa da Festa Pomerana, que é a maior festa da cidade, entre outras como as festas dos Clubes de Caça e Tiro, Escolas, Igrejas e muitos outros eventos em diversas cidades de Santa Catarina, onde as grandes participações também são os Encontros Folclóricos. Devidamente registrada, e como entidade filantrópica, recebe anualmente subvenção do governo do Estado de Santa Catarina através de projetos, e também da Prefeitura Municipal de Pomerode. Em 2006 o Grupo Alpen Bach se transferiu para o Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo, na Comunidade de Testo Alto em Pomerode. O Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo é o mais antigo de Pomerode, com mais de cem anos, e recentemente inaugurou sua nova a ampla Sede Social.
Contato: alpenbach@hotmail.com | (47) 3387-3748



 
 
 
Secretaria de Turismo e Cultura
Rua 15 de Novembro - 818 - Centro
Horário de funcionamento: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
CEP 89107-000Pomerode - SC
Fone. (47) 3387-2627 /  
Home     /     Imprensa     /     Localização     /     Fale Conosco