Usina de Triagem recebe visita de prefeitos de Rondônia

Na última sexta-feira, dia 30/05, estiveram em Pomerode a prefeita de Alto Paraíso, Helma Amorim, o prefeito Ronaldi Rodrigues de Oliveira e a diretora da Agerb (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Buritis), Ocilene Soares, da cidade de Buritis e a assessora jurídica da Agir (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí), Maria de Fátima Martins conhecendo a Usina de Triagem dos resíduos sólidos recicláveis.

O motivo da visita foi conhecer o processo de separação do lixo reciclável e levar para Rondônia, para instaurar um sistema parecido com o nosso. Para Helma, também presidente CISAN CENTRAL DE RO, Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de RO, foi de grande valia a visita, já que Pomerode é referência nacional na triagem dos resíduos sólidos. “Estamos impressionados com a forma do tratamento com o resíduo sólido. Vamos levar esses assertivos conosco para podermos colocar em prática em nossos municípios”, comenta a prefeita.

Encantado com a cidade, o prefeito Ronaldi agradece ao presidente do SAMAE, Ricardo Campestrini pela recepção e afirma que voltará a cidade,  pois foi de grande valia a visita. “Em nossa região ainda não temos essa estrutura completa do processo de triagem. Vimos em Pomerode uma oportunidade de melhorar nosso sistema. Mesmo com culturas tão diferentes entre Rondônia e Santa Catarina, Pomerode é referência para nós”, afirma Ronaldi.

Sobre a Usina de Triagem:

A Usina de Triagem é o local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos recicláveis provenientes das residências do município de Pomerode. A separação deste material é previamente realizada pelos munícipes em suas residências, com o uso de embalagens plásticas apropriadas, disponibilizadas pelo próprio SAMAE, que periodicamente realiza a coleta e as encaminha para a Usina de Triagem. No local, a separação é feita de forma manual. Quanto mais bem separado esses resíduos, maior o seu valor agregado.

Data: 05/06/2019

Galeria: