SEFE organiza encontro entre escolas bilíngues municipais

No último dia 11/09, a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora promoveu um encontro com os servidores da Rede Municipal de Ensino que trabalham com o ensino bilíngue. Professores das escolas Amadeu da Luz, Olavo Bilac e Noemi Schroeder participaram do dia na Associação dos Servidores Públicos.

A manhã foi de exposição de experiências sobre o ensino bilíngue em nosso município. Para iniciar o momento, a professora doutora da Furb, Cyntia Bailer, ministrou a palestra “Ser bi/multilíngue: definições, contextos e o que a neurociências diz” com o intuito de trazer a reflexão sobre como a criança aprende duas ou mais línguas.

Logo após, a mestre Neuzi Schotten, trouxe um resgate histórico com problemas e soluções do ensino bilíngue em Pomerode. Já na tarde, a Coordenadora das escolas bilíngues, professora Ranice Dulce Trapp, coordenou a reflexão por escola. Com os pontos positivos, negativos e sugestões apontadas pelos servidores, a coordenadora montou um relatório de avaliação e melhoria.

Um dos primeiros desafios a serem resolvidos, segundo o Secretário Jorge Luiz Buerger, é a comunicação com os pais. “A primeira ação que vamos tomar é conversar com os pais sobre a importância da matrícula e de manter os filhos no ensino bilíngue. Considerando que a matrícula é optativa, é essencial ressaltar aos pais a importância de matricular seus filhos, e mais do que isso, os manter e acompanhar, já que, é necessário ir até o final do ensino bilíngue”, reafirma Jorge.

Data: 23/09/2019