Secretaria de Turismo e Cultura reforça campanha para adesão ao CADASTUR

Buscando esclarecer dúvidas sobre a importância e obrigatoriedade do CADASTUR (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas ou Jurídicas que Atuam no Setor de Turismo), a Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, está promovendo uma ação voltada as empresas e prestadores de serviço que atuam direta ou indiretamente no setor turístico do município para a realização do cadastro.

Com esta campanha, a Secretaria de Turismo e Cultura tem como principal objetivo, reforçar a necessidade do CADASTUR, que é um sistema do Governo Federal e que garante vários benefícios para os cadastrados e também uma maior visibilidade para os negócios, uma vez que eles ficam cadastrados em um sistema nacional, inclusos nos sites www.cadastur.turismo.gov.br e www.viajelegal.turismo.gov.br.

A Secretária de Turismo e Cultura, Gladys Sievert, explica que “a mobilização é para poder cadastrar e regularizar todos que trabalham com turismo, direta ou indiretamente, em Pomerode. Iniciamos na gestão anterior esta ação e tivemos um bom número de cadastros, e agora vamos dar continuidade a esta atividade, pois com o CADASTUR regular, tanto o pequeno, como o grande empreendedor que atua no mercado turístico, poderá ter acesso aos benefícios que o Ministério do Turismo dispõe”, destacou.

Gladys Sievert colocou a disposição dos interessados a realizar o cadastro, a estrutura da Secretaria de Turismo e Cultura. “Nossa equipe está preparada para auxiliar no que for preciso, tanto para esclarecer dúvidas, quanto para realizar o cadastro propriamente dito”.

De acordo com o Ministério do Turismo, 15 atividades são cadastráveis, sendo que sete delas, entre elas meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos e organizadoras de eventos, tem a obrigação de fazer o cadastro, de acordo com a Lei Federal Nº 11.771/08.

Quem tiver o cadastro regularizado no CADASTUR também tem acesso a cursos de qualificação que o Ministério do Turismo oferece, acesso a linhas de crédito junto a bancos e oportunidades de acesso ao mercado nacional e internacional. “São vários benefícios que o CADASTUR pode oferecer”, reforçou a Secretária.

Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Turismo e Cultura, no Portal Sul, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, com os seguintes documentos: CPF/CNPJ, Inscrição Municipal e no caso de sociedade, apresentar também o RG e CPF do sócio. Os guias de turismo devem apresentar a seguinte documentação: CPF/CNPJ, Foto 3x4, Carteira de Guia, Reservista e Comprovante de Residência.

Confira abaixo as 15 atividades que devem fazer o CADASTUR. O CADASTUR pode ser feito através do site (https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/)

Cadastro Obrigatório: Acampamento Turístico; Agências de Turismo; Guia de Turismo; Meio de Hospedagem; Organizadora de Eventos; Parque Temático; Transportadora Turística.

Cadastro Opcional: Casa de Espetáculos & Equipamentos de Animação Turística; Centro de Convenções; Empreendimento de Entretenimento e Lazer e Parque Aquático; Locadora de Veículos para Turistas; Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva; Prestador Especializado em Segmentos Turísticos; Prestador de Infraestruturas de Apoio para Eventos; Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.

Mais informações através fone: 3387-3419

Data: 11/03/2021