Pomerode realiza ação alusiva a 19ª Semana Nacional de Museus

Projeto Arte no Museu, organizado pela Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Turismo e Cultura, promove performances artísticas em seis museus do município na próxima semana.

Em comemoração a 19ª Semana Nacional de Museus, que tem por objetivo repensar e reimaginar a atuação dos museus em todo o País, a Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Turismo e Cultura, promoverá apresentações musicais, de grupos folclóricos e balé em seis museus pomerodenses, entre os dias 18 e 21 de maio. As performances artísticas serão de curta duração, com cerca de 15 minutos, buscando marcar a data, sem gerar aglomeração, respeitando todos os protocolos sanitários.

Conforme a Secretária de Turismo e Cultura, Gladys Sievert, o objetivo é chamar atenção para os nossos museus que, a exemplo de vários outros atrativos e espaços culturais, tiveram suas atividades e registros de público comprometidos. “A pandemia afetou o segmento cultural de maneira inimaginável. Foram meses com as portas fechas ou atendendo parcialmente, seguindo uma série de protocolos. São nestes espaços que a nossa cultura e história estão armazenadas. A ação que desenvolvemos busca garantir um olhar especial aos nossos museus e incentivar que, de maneira segura, as pessoas os procurem como opção de lazer e cultural”, explicou.

O Dia Internacional de Museus é celebrado a cada 18 de maio. No Brasil, centenas de instituições celebram a data durante a Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2003 –  e  que conta com uma programação virtual do Museu Histórico Nacional.

18 DE MAIO - TERÇA-FEIRA - MUSEU DO IMIGRANTE CARL WEEGE

10H30MIN –      Casal Grupo Folclórico – Bandoneon (Professor Rodrigo Kienen e alunos)

MUSEU DO IMIGRANTE CARL WEEGE - Após a reconstrução de uma autêntica casa enxaimel, o local passou a contar com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.

18 DE MAIO - TERÇA-FEIRA - MUSEU POMERANO

11H – Violino – Professora Clara Milena Baggenstoss

MUSEU POMERANO - Uma verdadeira viagem sobre a vinda dos alemães ao Brasil. Revela fragmentos da história de Pomerode a partir da chegada dos primeiros imigrantes europeus, na metade do século 19, a Pomerode.

DIA 19 DE MAIO – QUARTA-FEIRA - MUSEU DO MARCENEIRO

10H30MIN - Apresentação Grupo Folclórico e Bandoneon (Roberto Maske)

MUSEU DO MARCENEIRO - O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria. Também é possível adquirir os produtos da empresa.

DIA 19 DE MAIO – QUARTA-FEIRA – MUSEU DO BRINQUEDO

11h - Apresentação Ballet Cultura – Coordenação professora Andrea Ianetta Hradec

MUSEU DO BRINQUEDO - Um acervo com mais de três mil brinquedos de várias épocas. A proposta é proporcionar ao adulto uma volta ao passado, e às crianças a possibilidade de conhecer brinquedos que foram usados pelos seus pais e avós na infância.

DIA 20 DE MAIO – QUINTA-FEIRA – MUSEU DO AUTOMÓVEL

10h30min - Violino e Violoncelo - Professor Maicon Rocha

MUSEU DO AUTOMÓVEL - Parada obrigatória para os apaixonados por quatro rodas. São mais de 30 raros e cobiçados exemplares de carros antigos que foram a sensação nas estradas nas décadas de 40, 50 e 60 e hoje são item de poucos colecionadores pelo Brasil.

DIA 21 DE MAIO – SEXTA-FEIRA – MUSEU CASA DO ESCULTOR ERVIN CURT TEICHMANN

10h - Bandoneon - Professor Rodrigo Kienen e alunos

MUSEU CASA DO ESCULTOR ERVIN CURT TEICHMANN - Localizado próximo ao Portal Turístico Sul, a Casa do Escultor Erwin Curt Teichmann abriga inúmeras obras da carreira do escultor homônimo.

DIA 21 DE MAIO – SEXTA-FEIRA – MUSEU DO BRINQUEDO

10h30min – Clarinete, Maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio e Roberto Maske, Bandoneon

Informações adicionais e agendamento de pauta para imprensa (47)3387-7273

Data: 14/05/2021