Santa Catarina realiza Campanha de Multivacinação para resgatar crianças e adolescentes não vacinados

Começou no dia 1º e segue até o dia 29 de outubro mais uma grande Campanha de Vacinação em todo o estado de Santa Catarina, a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente até 14 anos de idade. O principal objetivo desta Campanha é resgatar todas aquelas crianças e adolescentes que, por algum motivo, tenham deixado de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O Dia D de divulgação e mobilização estadual será em 16 de outubro, terceiro sábado do mês. Aqui em Pomerode, o Dia D ocorre em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Procure a do seu Bairro e proteja seu filho!

Preocupação com o sarampo

Todas as vacinas são importantes para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis. No entanto, recomenda-se uma atenção especial às que protegem contra o sarampo. Isso porque a circulação do vírus havia sido interrompida no estado em 2000, mas devido às baixas coberturas vacinais, Santa Catarina voltou a registrar surto ativo de sarampo em julho de 2019. Surto que só foi encerrado mais de um ano depois, em setembro de 2020, graças ao trabalho das equipes em vigilância em saúde de toda a rede estadual, municipal, equipes de vacinação, equipes de laboratório e também a grande participação da população que aderiu à vacinação do sarampo.

As vacinas que protegem contra a doença são a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses de idade. Crianças que não tomaram as doses nas idades adequadas devem tomar as vacinas posteriormente. Pessoas com idade entre 12 meses e 29 anos precisam tomar duas doses ao longo da vida.

Data: 13/10/2021
Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria:

Fale com a Prefeitura

3387.7200

SAMU

192

Defesa Civil

199

GETRAN

3387.5973

Conselho Tutelar

3395.6311

PROCON

3387.7220