Vice-prefeito Chico Hass e técnicos da SEPLAN participam de visita em Curitiba

O vice-prefeito Chico Hass acompanhado por técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, também da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da cidade alemã Greifswald esteve em Curitiba para uma visita técnica, na última quarta-feira (15/06). O intuito da visita foi conhecer como a capital do estado paranaense planeja a mobilidade urbana e o incentivo ao uso do transporte coletivo.

A comitiva visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, onde conheceu o processo de planejamento, buscando o desenvolvimento da cidade ao longo de eixos estruturantes, que possuem transporte coletivo integrado de massa. Um diferencial é a facilidade de acesso da população ao transporte coletivo, com deslocamentos para acessar pontos de ônibus de no máximo 500 metros.

Em seguida o grupo visitou a Urbanização de Curitiba (URBS), empresa de economia mista que administra equipamentos e espaços públicos, além do sistema de transporte da cidade de Curitiba. Ali a comitiva conheceu o sistema de transporte público e as experiências em mobilidade sustentável, como por exemplo, os ônibus elétricos e movidos a biodiesel.

Também conheceram a operação do Centro de Controle Operacional (CCO), coração da gestão integrada do transporte coletivo da cidade de Curitiba. Neste ambiente, atuam Agentes de Fiscalização da URBS que monitoram a operação do transporte coletivo em tempo real, onde se utiliza ferramentas Sistema de Transporte Inteligente (Intelligent Transportation System), para a rápida tomada de decisão frente às situações adversas que venham a comprometer o serviço oferecido aos usuários.

Ao final da visita, que foi acompanhada pelo professor Dr Jorge Tiago Bastos, foi apresentado o projeto Ciclovida, iniciado no campus da UFPR, e que incentiva o uso da bicicleta nos deslocamentos, favorecendo a mobilidade urbana e a melhoria de qualidade de vida da população.

O vice-prefeito Chico ressalta a importância de usarmos uma cidade tão desenvolvida como exemplo para que Pomerode seja cada vez melhor e mais sustentável. “Apesar de não podermos comparar Pomerode com Curitiba em função de seu tamanho, devemos sempre buscar exemplos de excelência para desenvolver esse tipo de ações em nossa cidade. Agradeço todos que nos receberam tão bem aqui em Curitiba, bem como aos técnicos da Seplan, FURB e UFPR pela parceria de sempre, além da nossa visitante de Greifswald, sem dúvida colheremos muitos frutos dessa visita”, finalizou.

Data: 22/06/2022

Galeria: