Agosto Dourado – O mundo unido pela amamentação

Campanha é um incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno

Considerado o alimento mais completo e o mais importante para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental o que a criança receba como única fonte de alimento até os seis meses e de maneira complementar até, pelo menos, dois anos de idade .

A importância da amamentação para o desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria de Saúde (SESA), vai promover durante todo o mês de agosto ações para o incentivo dessa prática.  A amamentação pode salvar vidas, segundo a OMS, a amamentação pode reduzir em até 13% a taxa de mortalidade de crianças com menos de dois anos.

Para lembrar a todos deste mês tão importante, todas as Estratégias de Saúde das Famílias (ESF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Unidade Sanitária Prefeito Alwin Klotz (USPAK) estarão decoradas em alusão ao Agosto Dourado.

Outra ação promovida pela SESA será o Apoio Matricial, com as equipes da Atenção Primaria de Saúde (APS), sobre o tema “Manejo Clínico do Aleitamento Materno”, mediado pela enfermeira Greice Beninca e organizado pelo NEPSHU (Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização) e NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). A atividade acontecerá nas próprias Unidades Básicas de Saúde em datas já agendadas com as equipes.

Data: 01/08/2022

Galeria: