Ércio Kriek lidera comitiva com foco em inovação no Rio de Janeiro

Na semana de 25 a 29 de julho o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) cumpriu agenda no estado do Rio de Janeiro, e visitou instalações públicas na capital e na cidade de Niterói, um dos mais novos consorciados. A comitiva foi composta também pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE).


A equipe do CIGA foi composta pelo presidente, Ércio Kriek, o primeiro secretário Robson Jean Back, a contadora Grasiele Hoffimann e o diretor executivo Gilsoni Albino, que foram conhecer Fábrica de Startups, uma empresa de co-inovação que conecta corporações e startups com o objetivo de inovar juntos.


O objetivo foi entender como a Fábrica de Startups qualifica parceiros e consegue gerenciar processos de inovação para as empresas que patrocinam o projeto. O resultado desta iniciativa é a criação de mais startups, estimulando a economia voltada à inovação.


A visita incluiu uma experiência no Metaverso, apresentada pela Agência Beyondcomm, uma agência digital com uma plataforma que cria processo e metodologia para avaliação de startups. Baseado no Business Canvas.
Na sequência a reunião ocorreu com a Invest.Rio, uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para acelerar a inovação na cidade. Foi possível conhecer alguns dos projetos como o Maravalley, que transformou a zona a antiga zona portuária num ambiente para desenvolvimento tecnológico, atraindo startups e empresas de software.

 

COR-Rio


Em seguida a comitiva catarinense foi visitar o Centro de Operações Rio (COR-Rio), que é um equipamento da Prefeitura do Rio que reúne diversos órgãos públicos municipais, estaduais e concessionárias. Por lá são monitoradas todas as câmeras instaladas na cidade e são traçadas as estratégias para a atuação durante momentos de crise.
O Centro de Operações foi inaugurado em dezembro de 2010 em virtude do legado olímpico e fica responsável por monitorar e otimizar o funcionamento da cidade diariamente, prevendo e gerenciando, por exemplo, as condições meteorológicas, deslizamentos, enchentes, acidentes, entre outras situações.

 

O CIGA lançou recentemente o projeto CIGA Cidade Segura, que já possui cerca de três mil câmeras em processo de instalação nas cidades catarinenses. A visita ao COR-Rio servirá para entender como operar este modelo em outras cidades.


Município de Niterói


O prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael, recebeu a comitiva na sede da prefeitura. Niterói é um dos mais novos consorciados do Ciga e está perto de completar um ano da implementação do e-Ciga, o sistema de processos eletrônico do Consórcio.


O sistema implementado em Niterói tem hoje, mais de 1.000 usuários ativos e mais de 50 mil documentos assinados digitalmente. A estimativa é que haja uma economia de 25 toneladas de papel e uma economia de R$ 500 mil anuais com a compra de papel.


O prefeito de Pomerode e presidente do CIGA, Ércio Kriek, reforçou a importância da colaboração entre as gestões municipais para levar serviços de melhor qualidade à população. “A principal função do Consórcio é a inovação conjunta dos municípios participantes, desta forma vamos melhorar juntos, transformar o mundo em um lugar melhor para gerações futuras e quanto mais nós ajudarmos, melhor será a qualidade de vida das pessoas agora e principalmente no futuro”, complementa.


A reunião também serviu para discutir novas etapas do projeto e ampliação dos serviços digitais ao cidadão de Niterói, que tem uma forte atuação voltada à transformação digital da cidade.


A última agenda da comitiva aconteceu no Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) de Niterói onde a comitiva pode acompanhar a configuração de trânsito em tempo real, com o sincronismo de semáforas a partir da sala de controle.

Data: 04/08/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria:

Fale com a Prefeitura

3387.7200

SAMU

192

Defesa Civil

199

GETRAN

3387.5973

Conselho Tutelar

3395.6311

PROCON

3387.7220