O tabagismo é considerado a principal causa de mortes evitáveis no mundo, sendo responsável por mais de oito milhões de óbitos todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O cigarro é um dos principais fatores de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas. Na tentativa de ajudar as pessoas que necessitem de auxílio para se livrar do vício, a Prefeitura de Pomerode, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), oferece através das unidades de saúde o Programa Antitabagismo, que encerrou nesta última terça-feira (02/08), a primeira turma de 2022.
A turma contou com oito participantes destes seis pararam de fumar no decorrer dos encontros, com o suporte de um farmacêutico, psicólogo, dentista, médico e enfermeira, todos da rede municipal de saúde. Ao todo foram quatro encontros, nos quais são trabalhadas questões como ansiedade, dependência, sintomas da abstinência e todos os desafios que o paciente enfrentará para largar o vício. Além de todo o apoio psicológico, o programa também fornece medicação para ansiedade e adesivos de nicotina. Depois da finalização dos quatro encontros, são realizadas sessões quinzenais para manutenção do paciente longe do vício.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), e em Pomerode é executado desde 2014. O Coordenador do projeto em Pomerode, Leopoldo Klug Neto, ressalta a importância desta ajuda para as pessoas que querem se livrar do tabagismo. “É uma forma de se livrar do vício, já foi comprovado que funciona, queremos que as pessoas tenham uma vida melhor, com muita saúde, dar o primeiro passo sempre é difícil, mas nosso grupo está preparado para esse atendimento”, enfatiza.
Como participar
As pessoas interessadas em participar do projeto podem ir à Unidade de Saúde de seu bairro e solicitar o ingresso no programa. Após passar por uma entrevista técnica o usuário terá seu nome incluído no próximo grupo, que se inicia sempre após atingir o número mínimo de participantes.
Para mais informações, entre em contato com a ESF de seu bairro.
Data: 04/08/2022
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fale com a Prefeitura
SAMU
Defesa Civil
GETRAN
Conselho Tutelar
PROCON