Fernando Tomaselli é empossado presidente da Ammvi

O prefeito Rolf Nicolodelli participou nesta segunda-feira (1º/02), em Rio dos Cedros da 442ª assembleia ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). Na ocasião prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, assumiu a presidência da Associação para o ano de 2016.

Durante o encontro, o presidente reforçou o princípio da continuidade administrativa como orientador de sua gestão, mas reconheceu a necessidade da adoção de algumas medidas para enfrentar os desafios que têm movimentado a administração pública. Segundo Tomaselli, uma das ações adotadas neste ano será a ampliação da assessoria aos municípios na área financeira com o objetivo de buscar ações conjuntas que possam incrementar a arrecadação municipal e otimizar a gestão pública.

“Será um ano desafiador, pois o cenário não está favorável aos municípios. Mas, estamos firmes no propósito de cobrar do Estado e da União as responsabilidades que lhes cabem e não aceitar o atraso recorrente no repasse de recursos dos programas”, desabafou.

No âmbito da administração pública, Tomaselli valorizou o papel da Ammvi. "É uma entidade de apoio e assessoramento aos municípios que tem contribuído com a modernização da gestão pública, aperfeiçoamento dos serviços prestados aos cidadãos e articulação com as demais esferas governamentais e órgãos de fiscalização", declarou.

A reunião foi marcada ainda pela posse do primeiro e do segundo vice-presidente, Sergio Almir dos Santos, prefeito de Indaial e Paulo Roberto Weiss, prefeito de Rodeio. A tesouraria da entidade ficou sob o comando dos prefeitos de Pomerode, Rolf Nicolodelli e Apiúna, Nicanor Morro. Na ocasião, os prefeitos membros do Conselho Fiscal também foram empossados.

O prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, que deixa a presidência da Ammvi, agradeceu a oportunidade de comandar a entidade por um ano e pontuou alguns avanços obtidos em sua gestão. “Muitos de nossas conquistas em 2015 foram possíveis pelo estreitamento das relações com instituições ligadas à esfera pública”, lembrou.

O ato reuniu prefeitos dos municípios do Médio Vale do Itajaí e vereadores de Rio dos Cedros, além da secretária executiva de Desenvolvimento Regional de Timbó.

Manual de comportamento

Durante a assembleia, a Ammvi apresentou aos prefeitos o manual de comportamento dos agentes públicos em ano eleitoral. O documento será útil para dar conhecimento aos servidores municipais sobre as principais restrições existentes em face da Lei Eleitoral, como também as datas que marcam o início de cada evento.

Conforme o assessor jurídico da entidade, Luiz Claudio Kades, o manual pode ser implantado por meio de decreto municipal, em que serão expostas as condutas vedadas aos agentes públicos na campanha eleitoral deste ano. "Isso possibilita maior controle e responsabilidade na atuação funcional, além de inibir ações que confrontam com a legislação federal", observou.

Outros assuntos relacionados ao ano eleitoral e encerramento de mandato também foram debatidos durante a assembleia.

Plano de trabalho

Durante a manhã da segunda-feira, os prefeitos membros da Diretoria Executiva elaboraram o plano de trabalho da Ammvi para 2016, além de atualizar a pauta de reivindicações e estabelecer prioridades em cada uma das áreas da administração municipal. O documento vai nortear o trabalho da entidade ao longo do ano.

Informações do texto / Ascom AMMVI

Data: 02/02/2016